sexta-feira, 6 de junho de 2014

Grupo G | Gana

Bruxa Solta





Uma das maiores forças do futebol africano, a seleção ganesa tem conquistado ao longo dos anos o respeito de seus adversários dentro e fora do continente. Campeã mundial Sub-20, em 2009, Gana foi a única representante da África a passar para a segunda fase da Copa do Mundo de 2010, justamente quando, pela primeira vez, o continente recebeu a competição. O bom retrospecto rendeu ao time a alcunha de "Estrelas Negras". Mas o que parece brilhar no cenário atual dos ganeses não são as estrelas, e sim as mandingas — saem as Estrelas Negras, entra a Magia Negra.

O ex-goleiro da seleção, Richard Kingson, sabe bem o que é isso. Titular no gol de Gana nas Copas de 2006 e 2010, Kingson viu aos poucos sua carreira degringolar: depois de jogar por times modestos da Inglaterra, o goleiro passou pela Suécia, e, hoje, atua pelo inexpressivo Doxa Katokopias, do Chipre. A razão do declínio teria um nome: Adelaide Taiwah, esposa do atleta. Segundo relato feito à TV, Adelaide confessou que fora dominada por "espíritos do mal". As "forças malignas" ajudaram-na a prejudicar o amado na profissão e, pior, nos afazeres conjugais.

Casos como esse não são de todo incomum no país, que mantém campos de bruxas — mulheres excêntricas e, geralmente, idosas — espalhados por todo o seu território. Mas engana-se quem pensa que os sortilégios se limitam ao sexo feminino. Recentemente, o feiticeiro mais famoso de Gana ganhou as manchetes das TVs e dos jornais com uma declaração um tanto polêmica: "O que o Cristiano Ronaldo tem foi criado por mim e não pode ser tratado por nenhum médico".

ESSE AINDA É O CARA: em sua terceira Copa e mais experiente, Asamoah Gyan quer fazer história com a seleção de Gana. 





















Nana Kwaku Bonsam, feiticeiro renomado, disse estar trabalhando — e muito — para que o astro português não tenha condições de jogo nesta Copa do Mundo, principalmente porque a seleção portuguesa está na chave de Gana. “Eles não sabem, mas o que está causando a lesão é algo espiritual. Na semana passada sacrifiquei quatro cães para invocar o espírito Kahwiri Kapam”, revelou o bruxo.

Na última terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol emitiu uma nota confirmando que o craque do Real Madrid tem sofrido com um tendinose no joelho esquerdo e uma lesão muscular na parte posterior da coxa. "Hoje é o seu joelho, amanhã será sua coxa, no dia seguinte será outra coisa", garantiu o mandigueiro.

FIQUE DE OLHO: Companheiro de Robinho  no Milan, Kevin-Prince Boateng quer apagar a imagem de desleal com seu repertório de dribles e chutes de longa distância.






















Os jogadores da seleção ganesa, que chegam ao Brasil no dia 11, preferiram não comentar o assunto. O grupo está bastante focado na difícil tarefa de sobreviver num dos chamados "grupos da morte", ao lado de Alemanha, Portugal e Estados Unidos. Para isso, a equipe confia num meio-campo de muita qualidade, formado por Kevin-Prince Boateng, Michael Essien, Kwadwo Asamoah e Suley Montari. Na frente, o experiente Asamoah Gyan tem resolvido: foi o artilheiro das Eliminatórias africanas, com seis gols.

Gana enfrenta Portugal no dia 26, em Brasília. Até lá, já saberemos quem está realmente com a bola toda: o gajo de Portugal ou o macumbeiro de Gana.

Nana Kwaku Bonsam em sua residência, em Acra. Os trabalhos começaram há quatro meses.





















ESQUEMA TÁTICO: 4-4-2

Lateral-esquerdo na Juventus, Kwadwo Asamoah compõe o meio-campo da equipe de James Appiah. O volante tem a companhia de Essien na marcação e na saída de bola. Boateng, na direita, e Muntari, na esquerda, abrem espaço.


4-4-2 (clique para ampliar)




















Histórico em Copas (clique para ampliar)










Marcelo Martensen,
publicitário e cético






Para ler sobre a Alemanha, de Gustavo Hofman, clique aqui.
Para ler sobre os Estados Unidos, de Fabio Seidl, clique aqui.
Para ler sobre Portugal, de Marcos Alencar, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário