quinta-feira, 12 de junho de 2014

Grupo A | Camarões

Tudo Tem seu Preço




O multimilionário e polêmico Samuel Eto´o Fils, 33 anos, é, apesar de tudo, um herói nacional. Considerado o maior jogador camaronês — e africano — do século XXI, conquistou o bem mais valioso da história do time verde, amarelo e vermelho em todos os tempos: a cobiçada medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do ano 2000, superando simplesmente Brasil e Argentina.

Ademais, Eto´o tem uma trajetória valiosa nos clubes onde passou, com destaque para os dois títulos da UEFA Champions League, conquistados tanto no Barcelona como na Internazionale de Milão.

Não obstante, a conquista mais impressionante ocorreria no ano de 2011, quando foi contratado pelo desconhecido e superfaturado time russo do Anzhi Makhachkala, com o maior salário anual da história do futebol: 20 milhões de euros.Tais valores representam simplesmente 0,11% do PIB de sua pátria.

Camarões tem uma população de 21,7 milhões de habitantes, e, como boa parte da África centro-ocidental, tem uma condição média de vida que beira o miserável. Sua população ganha aproximadamente US$ 1150 por ano, o que significa que cada cidadão vive com cerca de R$ 200 por mês.

Etoó recebe de salário o mesmo que 300 mil compatriotas, o que significa que um cidadão de Yaoundé teria que trabalhar 25 mil anos para ganhar o mesmo que Samuel conquista em 12 meses de futebol.


















Aberrações capitalistas como essas seriam motivo para revolta, especialmente em um país tão desprovido de recursos como Camarões. No entanto, a alegria provocada pelos gols e dribles do artilheiro parece não ter preço para a sofrida população de seu país, inebriada pelo fantasioso e contraditório mundo do futebol e seus semideuses imperfeitos. O lado divino do astro camaronês se expressa pela solidariedade prestada junto a milhares de crianças através da fundação que leva seu nome desde 2006 e assiste alguns países do oeste da África.

Um fato menos nobre, mas também simpático do camisa nove dos “Leões Indomáveis” tem a ver com a recente comemoração de seus gols. Ao girar o dedo levantado, Eto´o está sinalizando aos donos dos bares da periferia de Yaoundé que pode liberar uma rodada de bebidas a seus inúmeros fãs e torcedores que não desgrudam os olhos da TV. O craque faz, inclusive, pagamento adiantado para a celebração no local onde ainda estão boa parte de seus amigos e parentes.

Contudo, o pobre lado de cobiça e vaidade humanas estão também presentes em sua trajetória. Samuel não abriu mão de 60% de seus vencimentos no novo clube, o Chelsea, por altruísmo. Seu futebol foi eclipsado em uma liga secundária e a idade chegou. Desse modo, mesmo dando sua contribuição ao time de José Mourinho, é notório que seu auge já passou. Ainda assim, permanecem estratosféricos os 8 milhões de euros anuais que recebe.

ESSE CONHECE: Samuel Eto'o fez 117 partidas por Camarões e, com 56 gols, é o maior artilheiro da história da seleção.


















Além disso, suas brigas com dirigentes, técnicos e jogadores de Camarões são comuns, sendo o motivo principal as regalias que solicita e recebe. A mais recente é a exigência de uma suíte com decoração neoclássica, cromoterapia, hidromassagem e TV que se move da sala para o quarto, no hotel situado na concentração de Camarões, em Vitória (ES). Em contrapartida, seus mortais colegas de seleção estão se hospedando em apartamentos onde o maior luxo é o ar condicionado barulhento e um frigobar abastecido com castanhas de caju.

Há relatos que as confusões de 2010 se perpetuaram e se agravaram, pois os convocados parecem preocupados apenas com o dinheiro advindo da pretensa premiação pelas conquistas em solo tupiniquim. Tais ganhos, pelo jeito, não virão, mais pela postura mercenária e egoísta de seus jogadores, capitaneados por Eto´o, e menos pela ausência de talentos na equipe, já que Song, Assou-Ekotto, Matip e M´bia se destacam em importantes equipes da Europa.

Com tudo isso, os “Leões Indomáveis”, que poderiam ser um time competitivo e repetir dignas campanhas como as de 1982 e 1990, devem ver sua cotação na bolsa de apostas despencar. Afinal, seu líder e ídolo maior continua transitando entre a riqueza da solidariedade e a avareza de sua vaidade.

FIQUE DE OLHO: Jan-Eric Choupo-Moting tem um nome complicado, mas joga um futebol simples, com velocidade, passes e arremates ao gol.



















NO ESQUEMA: 4-5-1


No time do alemão Volker Finke, Eto'o joga também na armação. Os laterais Nyom e Assou-Ekoto assumem uma postura ofensiva com a posse de bola camaronesa, e voltam para marcar sem ela.  


4-5-1 (clique para ampliar)




















Histórico das Copas (clique para ampliar)










Rafael Bauer,
professor de turismo e pai do Anakin 



Nenhum comentário:

Postar um comentário